Ouvir música em volume muito alto no carro agora pode dar multa


Multa será de R$ 127,69 e motorista vai levar cinco pontos na carteira.

Uma novidade promete mais sossego no trânsito. Quem ouvir música em volume muito alto no carro pode receber uma multa de R$ 195,23. Como a infração é considerada grave, o motorista vai levar cinco pontos na carteira. Pena será aplicada mesmo sem comprovação do volume exato.

A resolução faz exceção a ruídos produzidos por buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha a ré, sirenes pelo motor e demais componentes obrigatórios do próprio veículo. Também não estarão sujeitas às penalidades as emissões sonoras de publicidade, divulgação ou entretenimento público previamente autorizados; veículos de competição e os de entretenimento público, que estejam permitidos a utilizar o som específico em locais apropriados ou de apresentação estabelecidos pelas autoridades competentes

Antes, o agente de trânsito, para aplicar a multa, precisava, com um aparelho chamado decibelímetro, comprovar que a intensidade do som estava acima do permitido pela lei. Agora, não. Agora, ele vai apenas verificar e escrever no auto de infração como ele constatou a barulheira.

Na prática, deve funcionar mais ou menos assim: se a gente conseguir ouvir o som de fora do carro, o motorista já está passível de ser multado.

Essa resolução do Contran foi aprovada no dia 19/10/2016 e publicada na mesma semana, dia 21/10/2016 no Diário Oficial, portanto, já está valendo a nova regra e os motoristas vão ter que ficar mais atentos porque ficou mais fácil eles serem multados.